sábado, 22 de junho de 2013

Movimento Passe Livre e a Copa do Mundo

Já somos milhões em ação (...) pra frente Brasil, salve a seleção (...) ou salve a nação. No que pude observar como manifestante do movimento Passe Livre e espectadora de jogos da Copa das Confederações é que o brasileiro é um povo incrível, inteligente e que sim, continua acreditando na nação e na seleção. Em Recife, 100 mil pessoas protestaram nas ruas, um dia após o jogo entre Itália e Japão na Arena Pernambuco que reuniu 40 mil torcedores. Os mesmos que no dia seguinte estavam no protesto. Por que? Porque no caminho para Arena, e isso a Copa nos ajuda  a perceber, há carência de infraestrutura. E por incrível que pareça, a Copa está sim nos ajudando a abrir os olhos dos políticos. A seleção do Uruguai inclusive se manifestou sobre a falta de estrutura da cidade de Recife. A seleção da Espanha sofreu furtos, o jogo na Arena Mané Garrincha em Brasília deixou mais de 19 milhões de reais em prejuízo aos cofres públicos. A FIFA alerta sobre as condições que as seleções enfrentam para jogar nas Arenas, o difícil acesso, os cambistas, a falta de organização. 
Nós apoiamos a seleção e lutamos pela nação. Avaliando hoje, vejo que estamos além das ruas, além das redes sociais, além das reportagens da RBS TV e da Rede Globo, estamos além do SBT, da Rede Record (que também está sendo oportunista ao se mostrar a favor do povo, quando nós sabemos que também está envolvida em uma rede de arrecadação de dinheiro - legal ou não - através da religião que a sustenta). Emissoras não me iludem. Nenhuma está com o povo. Nós estamos escrevendo a nossa própria história, tanto em páginas da vida quanto em páginas de Twitter e Facebook. 
Vamos assumir que não estamos contra a Copa, pois os manifestos, em sua maioria, não ocorrem na hora dos jogos da seleção, ou posso estar enganada. A Copa está aí e continuamos nas ruas, e os políticos continuam rindo nas nossas caras e aprovando aumentos salariais para prefeitos, textos homofóbicos de "cura gay", tudo enquanto ESTAMOS NAS RUAS. O problema do Brasil não é a Copa, o problema do Brasil é demagogia política. Ano que vem teremos Copa do Mundo e teremos eleições. Podemos ir aos jogos tranquilos, assim que tirarmos do poder os que lá estão rindo e lucrando às nossas custas. Lembre-se, ano que vem NÃO VOTE em Feliciano, não vote em DILMA, não vote em CALHEIROS. Não vote em quem você critica hoje. De nada adiante ir as ruas e não ir às urnas! MUDA BRASIL! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário