sexta-feira, 2 de março de 2012

Tenho visto um herói fraquejar

Vi uma sombra mesmo na escuridão da noite. Era fraca, refletida pelas luzes da rua, mas era a sombra de uma pessoa encolhida, olhando o horizonte. Enquanto a observava, a pessoa intercalava olhares para o horizonte e olhares para o céu, como se tentasse ver o futuro e pedisse ajuda a Deus para enfrenta-lo.

Enquanto Deus parecia não ouvir suas suplicas, a pessoa fumava um cigarro e bebia cerveja na esperança de aliviar suas dores. Essa pessoa é o meu herói. Costumava ser minha fortaleza e a mão que me levantava sempre que caía. Talvez ele tenha assumido demais o papel de herói. Afinal, ainda jovem, ele se assumiu como patriarca de toda uma família, tendo de cuidar além dos filhos, o próprio pai durante muitos anos.

Meu herói foi jovem um dia, teve sonhos, teve alegrias. Mas suspeito que ela tenha perdido as esperanças muito cedo e as atitudes heroicas passaram a ser rotina. Hoje ele caminha sem vontade, luta sem vontade, mas não deixa ninguém o ver fraquejar. Só é possível ver sua fraqueza da maneira que vi, na escuridão, quando ele não percebe que você está ali.

De vez em quando é possível ouvir um desabafo de sua boca, mas ele sai de maneira tão brusca que muitas vezes interpreto como uma ofensa. É difícil. É muito difícil ver seu porto seguro sofrer abalos e necessitar de reformas. Nesse mesmo tempo, você precisa muito dele, mas percebe que ele também precisa de um herói. No entanto, o herói dele se foi há três anos e ele deve se perguntar. Eu preciso ser forte, mas quem me ajudará a ser?

Assim como difícil para um pai ver seu filho sofrer, é ainda mais difícil para um filho ver seu pai fraquejar e se sentir incapaz de ajuda-lo. Para quem pedir ajuda? Quem afastará a kriptonita? Quem afastará o Coringa? Ninguém. Vivemos em uma família em cada um se enclausura na sua própria dor. Todos moramos perto, mas ninguém é capaz de dizer qual é o prato favorito do outro ou qual é o maior medo de cada um.

Tenho visto um herói fraquejar. Tenho visto meu pai sofrer e não tenho mais coragem de olhar em seus olhos, ver a dor e não ser capaz de ajuda-lo. Talvez ele só precise de uma frase de apoio, talvez ele só precise fazer algo novo. Mas enquanto eu não tiver coragem de olhar em seus olhos sofridos, não poderei ajuda-lo. Tenho visto um herói fraquejar. E tenho o visto fraquejar já faz tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário