segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A opinião alheia como espelho

Descobri porque o que os outros pensam a meu respeito me incomoda tanto. Críticas também são mal vistas. Acho que no fundo o que as pessoas dizem sobre mim pode refletir aquilo que eu tenho medo de assumir. Aquilo que eu finjo não me importar em ser ou de fazer. A opinião dos outros nos serve como espelho, seja de um modo positivo ou negativo.

Uma crítica ruim me afeta muito porque talvez eu também me veja como alguém incapaz de alguma coisa, ou com a sensação de que poderia ter feito melhor. Claro que eu não posso, ninguém pode, dar importância a tudo que falam. Cuidado, espelhos também podem não refletir o que somos realmente e até distorcer nossa imagem.

A opinião dos outros também ajuda a formar o que pensamos sobre nós mesmos. Como se de tanto se olhar em um espelho distorcido ou quebrado, a gente passasse a se enxergar desse modo também. E se convivermos muito tempo com esses espelhos, quando nos depararmos com aquele que vai nos revelar nossa verdadeira imagem, não vamos acreditar.

Por isso críticas devem ser feitas com cuidado e embasamento. Assim como me afetam, podem afetar outras pessoas de maneiras devastadoras, culminando em pressão em ser o melhor, dietas rigorosas, isolamento, baixo autoestima e até depressão. Ninguém está livre da opinião alheia. Assim como uma pessoa pode me refletir de determinada maneira, eu também posso refletir essa pessoa.

Não podemos considerar tudo que dizem a nosso respeito, pois assim como um espelho depende do lugar e iluminação para refletir uma pessoa, cada ser humano tem uma opinião diferente. Cada um possui sua visão de beleza, inteligência e gosto. Principalmente gosto. Tudo baseado em conhecimento e experiência.  Eu pretendo não ouvir só as opiniões negativas ou positivas, mas as verdadeiras. Sejam elas boas ou ruins, desde que tenham embasamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário