quinta-feira, 15 de março de 2012

Viver é um acumulado de “conseguir”

Eu não consigo. Quantas vezes na vida nós repetimos essa expressão em dificuldades que parecem insuperáveis. Só em pensar nessa frase um peso toma conta de nosso corpo e nos paralisa diante do inimigo. O ar não preenche mais os pulmões, braços e pernas não parecem mais fortes o suficiente e a única saída é voltar atrás.

Seria a preguiça que nos leva a acreditar que não conseguiremos fazer algo? Seria o medo? A insegurança? Sim. Tudo isso resulta na expressão “eu não consigo”. Dizer essa frase para os outros pesa, mas quando falamos para nós mesmos e acreditamos nisso, ela pesa ainda mais. Se você parar para pensar, existem centenas de pessoas a sua volta para afirmar que você não vai conseguir, poucos irão dizer pra você seguir em frente e que você irá conseguir.

Não podemos nos deixar envolver pelo pessimismo e por todos os outros sentimentos que nos impedem de saltar da montanha mais alta, de aceitar propostas malucas ou enfrentar um dos seus maiores medos. Conseguir. Um verbo tão bonito e significativo quanto o verbo “viver”. E se pensarmos bem, viver plenamente é um acumulado de “eu consigo”. Consigo enfrentar tud que me atormenta, consigo aceitar um desafio e principalmente consigo fazer tudo isso muito bem.

Existe a possibilidade do fracasso, mas ele não tem o mesmo peso do “eu não consigo”, porque dizer para si mesmo que não irá conseguir nem é fracassar, é não tentar. Dizer e acreditar no eu consigo é tão fortificante que até quando você não consegue, se sente capaz de tentar de novo. Então acumule muitos “eu consigo” e você vai se lembrar no seu último suspiro que a viver foi radiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário